Exames

ENTEROSCOPIA POR CÁPSULA ENDOSCÓPICA

A Enteroscopia por Cápsula Endoscópica é um exame não invasivo, simples e indolor, que deve ser usado para detectar lesões impossíveis de serem avaliadas pelos métodos endoscópicos tradicionais, como é o caso, por exemplo, de hemorragias ocultas no trato digestivo, problemas na superfície interna do intestino delgado ou captura de imagens do esôfago.

O exame não exige sedação ou anestesia, pois é realizado apenas através da ingesta da cápsula que se assemelha a um medicamento em sua forma e tamanho.
A indicação e escolha entre uma endoscopia ou a cápsula endoscópica deve ser feita por um profissional competente, analisando as condições do pacientes, suas necessidades e queixas.

Após ingerida, a cápsula percorre todo o trato gastrointestinal registrando milhares de fotos, que são enviadas para um gravador acoplado na cintura do paciente e que depois serão analisadas pelo médico especialista. O exame dura cerca de 8 a 12 horas (tempo de duração da bateria) e a cápsula será eliminada nas fezes, sendo descartada.

✅ Principais indicações:
– Investigação de sangramento de origem obscura
– Avaliação de anemia por deficiência de ferro sem causa definida
– Investigação e avaliação de Doença de Crohn do intestino delgado
– Síndromes de polipose intestinal
– Suspeita de tumores de intestino delgado

🚫 Principais contraindicações:
– Suspeita de obstrução intestinal
– Portadores de marcapasso cardíaco
– Distúrbios de deglutição/motilidade

O Hospital de Endoscopia Ramiro Mascarenhas tem credenciamento para o procedimento de Cápsula Endoscópica nos seguintes planos de saúde:
– Amil
– Bradesco Saúde
– Medservice
– SulAmérica
– Asfeb
– Banco Central