Exames

RETOSSIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL

A Retossigmoidoscopia Flexível é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do segmento inferior do intestino grosso (cólon sigmóide), reto e região anal. O instrumento utilizado é um tubo flexível que é introduzido pelo canal anal após aplicação de um anestésico local. Esse aparelho possui uma mini câmera em sua extremidade final, a qual transmite as imagens para um monitor colorido em tempo real.

Normalmente, não há necessidade de sedação, afinal a Retossigmoidoscopia é um exame relativamente rápido (possui duração aproximada de 15 minutos) e costuma ser bem tolerado mesmo sem anestesia venosa.

O exame de Retossigmoidoscopia está indicado para auxiliar o diagnóstico de sangramento retal, sensação de desconforto perianal, sensação de “caroço” (nodulação) em região anal (investigação de doença hemorroidária), perda de muco e/ou pus nas dejeções, alteração de ritmo intestinal (obstipação/diarreia persistente), e ainda para avaliação de tumores da porção final do intestino grosso, reto e ânus.

Lista de procedimentos que podem ser realizados durante o exame de Retossigmoidoscopia:

Biópsias e/ou citologia
Polipectomia do cólon ou reto
Injeção de substância medicamentosa (exemplo: tatuagem com tinta nanquim)
Mucosectomia
Cromoscopia digital, óptica ou com corantes (exemplo: índigo carmin)
Hemostasia mecânica do cólon (hemoclipe)
Hemostasia térmica do cólon (plasma de argônio)