Exames

TESTE RESPIRATÓRIO DO HIDROGÊNIO EXPIRADO

O Hospital de Endoscopia Ramiro Mascarenhas agora oferece o Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado, uma ferramenta avançada e precisa para o diagnóstico de diversas intolerâncias alimentares e condições relacionadas à má absorção de carboidratos, como lactose e frutose, além de identificar o Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado (SCBID ou SIBO).

Principais Indicações:

1. Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO)
2. Intolerância e má absorção à lactose
3. Intolerância e má absorção à frutose
4. Intolerância e má absorção a carboidratos mais raros (como frutano, sorbitol e xilitol)

Fique Atento aos Sintomas!

Dor, cólicas abdominais

Distensão abdominal

Gases/flatulência

Diarreia ou constipação

Esses sinais podem indicar problemas relacionados à intolerância ou má absorção de carboidratos (como lactose e frutose) ou ao supercrescimento bacteriano no Intestino Delgado (SIBO). O Teste Respiratório de Hidrogênio Expirado pode fornecer um diagnóstico claro para direcionar seu tratamento.

Duração do Exame

SIBO: Aproximadamente 2 horas.

Intolerâncias a carboidratos (lactose, frutose, etc.): Aproximadamente 3 horas.

Preparação para o Exame
Para garantir a precisão do teste, siga estas orientações:

Seguir dieta não fermentativa na véspera do exame (o paciente receberá um informativo com as especificações sobre a dieta)

⁠ Jejum: Idealmente de 12 horas. Para pacientes com comorbidades, como diabetes, o jejum mínimo pode ser reduzido para 8 horas. Para pacientes com constipação intensa, recomenda-se 14 horas de jejum.

Ingestão de Água: Permitida até meia-noite no dia anterior ao exame.

Crianças: A partir dos 6 anos podem realizar o teste, desde que consigam soprar no aparelho adequadamente.

Como é feito o exame?
O paciente realiza sopros em um aparelho que irá medir o nível de Hidrogênio em intervalos regulares (cada 15 a 30minutos) durante período de 2 a 3h. Após o primeiro sopro é ofertado um liquido contendo o substrato a ser testado. Ao final os resultados são interpretados em analise gráfica e é obtido o diagnóstico.

Possíveis Sintomas Após o Exame
Durante o exame e até 24 horas após, podem ocorrer sintomas como cólicas abdominais, gases ou diarreia. Estes são temporários e fazem parte do processo diagnóstico.

O exame está disponível apenas para atendimento particular.

Equipe Médica
Dra. Amanda Mascarenhas