O carnaval já está fervendo em Salvador. Muitas vezes, estamos tão entretidos na folia que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. Dra. Amanda Mascarenhas, gastroendoscopista do Hospital de Endoscopia, explica que a alimentação desregulada, o abuso do álcool e a ausência de sono causam um desgaste intenso ao organismo.
Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? O Hospital de Endoscopia Ramiro Mascarenhas preparou 7 dicas para você manter a energia sem detonar a saúde.
Não abuse dos energéticos
Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais ânimo para curtir o carnaval. Entretanto, essas substâncias são ricas em cafeína e produtos químicos industrializados que, se consumidas em excesso, atrapalham o sono, podem causar gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca.
Modere no álcool
As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e, por isso, promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação. Além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.
Evite os remédios para ressaca
Os principais componentes dos remédios utilizados para ressaca podem ser muito prejudiciais. O ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios podem provocar gastrite, principalmente durante a ressaca, quando o estômago já está sensível. O paracetamol associado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado.
Descanse
O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo nos dias carnaval. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, recomenda-se que seja feita uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.
Cuidados com a alimentação
Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento”. Escolha alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia.
Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas.
Hidrate-se
O carnaval coincide com a estação mais quente do ano. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos.
Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de calor e transpiração durante a diversão, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.
Cuidado com o sol
Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicado de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas.
O Hospital de Endoscopia Ramiro Mascarenhas deseja um feliz e saudável Carnaval! Estaremos de volta no dia 26/02/2020.